Extrair parâmetros de consulta da URL com o Gerenciador de Tags do Google
O Google Tag Manager ajuda a você a fazer muitas coisas e, uma dessas coisas, é extrair os parâmetros de consulta da URL.
"Mas Daniel, o que são parâmetros de consulta na URL?"
Sabe quando você clica em algum link e a URL no navegador fica 'estranha' com um '?' no endereço cheio de coisas depois? Então, tudo que tem depois desse '?' é parâmetro de consulta.
Mais abaixo eu explico melhor o que é o parâmetro de consulta.
Algo muito útil que podemos fazer através do Google Tag Manager é recuperar o valor desses parâmetros e utilizá-lo em alguma Tag, acionador e até mesmo em outra variável.
Vem comigo que vou te mostrar alguns exemplos de como extrair parâmetros de consulta no GTM.
Índice
O que é um parâmetro de consulta?
O parâmetro de consulta (também conhecido como string de consulta) é uma parte do URL que atribui valores aos parâmetros especificados.
Um exemplo típico de URL com o parâmetro de consulta pode ser assim:
https: ///www.daniel-constant.com/search?keyword=variavel+url
No exemplo acima, o parâmetro de consulta é “keyword” e seu valor é “variavel+url“.
Um dos parâmetros de consulta mais utilizados (se não o mais utilizado) são os parâmetros UTM.
Se você deseja acompanhar o impacto de suas campanhas de publicidade (no Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo), você pode adicionar UTMs aos seus links (por exemplo, utm_medium ou utm_source ) e o Google Analytics os detectará automaticamente, atribuindo a sessão a essa origem de tráfego específica.
É muito comum que sites se utilizem dos parâmetros de consulta para que seu funcionamento seja correto. Um exemplo disso seria quando um site se utiliza do parâmetro 'curso_id' para passar a informação de um curso selecionado.
Nós podemos recuperar essa informação e passar na forma de dimensão personalizada para o Google Analytics para usarmos de alguma forma em relatórios.
Continue lendo e mostrarei como fazer isso.
Como extrair um parâmetro de consulta do URL da página atual
O Google Tag Manager tem uma variável bem útil chamada URL.
Essa variável pode retornar o valor de um parâmetro de consulta específico que está no URL.
Portanto, se um URL realmente contém, digamos, um ID de produto ( https://www.daniel-constant.com/cursos?curso_id=12345 ), com essa variável, você poderia realmente buscar e obter o valor de “12345”.
Se você deseja extrair um parâmetro de consulta com o Gerenciador de Tags do Google, entre em Variáveis, depois Nova (na parte de 'Variáveis definidas pelo usuário').
Insira as seguintes configurações:
Tipo de variável: URL
Tipo de componente: Consulta
Chave de consulta: curso_id (você deve inserir aqui o nome da string de consulta real que deseja obter)
Salve a variável.
Entre no modo Debug (botão Visualizar), insira a URL do site com a string de consulta na URL e verifique o menu 'Variáveis'.
Você vai encontrar a variável de URL criamos e que retorna o valor do parâmetro de consulta.
Quer conhecer um pouco mais sobre GTM?
Google Tag Manager - Básico: Pra você que não precisa de nada muito avançado do GTM mas quer suas Tags, Pixels e eventos funcionando da forma correta.
Como extrair um parâmetro de consulta do URL clicado (ou qualquer outro que você definir)
Outro recurso interessante da variável URL no GTM é que você pode trabalhar não apenas com a URL da página atual (este é o modo que a variável funciona por padrão). Na verdade, você pode usar qualquer variável como entrada.
Por exemplo, se você deseja extrair um parâmetro de consulta de um link clicado, faça isso:
Na variável de URL, expanda a seção Mais configurações;
E escolha o {{Click URL}} como origem do URL.
Salve e teste.
Essa variável retornará a string de consulta curso_id do URl que foi clicado. Caso o URL clicado não tenha um parâmetros de consulta curso_id, então a variável vai retornar um valor indefinido (undefined).
Extrair TODOS os parâmetros de consulta que estão no URL
Se você precisar extrair todos os parâmetros de consulta do URL e tê-los como uma única variável, poderá usar o tipo de variável JavaScript do Gerenciador de Tags do Google (a variável de URL retorna o valor de apenas um parâmetro).
Vá para Variáveis, Nova e escolha Variável JavaScript.
Em Nome da variável global, coloque document.location.search.
Isso retornará todos os parâmetros de consulta que estão presentes no URL (incluindo o ponto de interrogação à esquerda). Como isso:
?curso_id=GTM-Basico&categoria=curso
Se você não quiser ter esse ponto de interrogação na variável, pode usar esta variável JavaScript personalizado.
function () {
return document.location.search.split('?')[1];
}
Esse código vai retorna o valor sem o ponto de interrogação: curso_id=GTM-Basico&categoria=curso.
Considerações Finais
Você aprendeu como usar a variável de URL para extrair um parâmetro de consulta com a ajuda do Gerenciador de Tags do Google, além disso você viu como fazer para recuperar todo o parâmetro de consulta via variáveis de JavaScript.
Se você tiver a possibilidade de escolher entre utilizar uma variável pronta do Google Tag Manager e um código JavaScript personalizado, sempre use a funcionalidade integrada do GTM (no caso desta dica rápida, a variável de URL).
A propósito, a variável URL é muito versátil e pode recuperar não apenas parâmetros de consulta, você pode obter, também, o valor do fragmento de URL, nome do host, etc. Para isso, escolha um tipo de componente diferente nas configurações da variável.
Até a próxima.
Sobre o autor:
Me chamo Daniel Constant, trabalho com TI e Produtos Digitais há mais de 14 anos e vou te ensinar a usar o Google Tag Manager.
Já conhece os cursos de GTM que preparei pra você?
Dominando o Google Tag Manager: Um curso que vai te ajudar a dominar essa ferramenta incrível!
Google Tag Manager - Básico: Pra você que não precisa de nada muito avançado do GTM mas quer suas Tags, Pixels e eventos funcionando da forma correta.
Comments